O investimento é da Tazetta Resources, estimado em USD 4.5 milhões.
Depois da falência das grandes companhias como Borror (Macuse), Madal e Zambézia, e com a praga do amarelecimento letal do coqueiro que dizimou parte do palmar destas Companhias, a Zambézia, ficou “órfã” em termos de processamento de coco e seus derivados. Eis que uma nova indústria de processamento de coco, quiçá a maior a nível nacional, construída em Gurai, Distrito de Mocubela, vai abrir em breve, conforme sabe o nosso jornal.
No total, segundo sabemos, foram investidos pela EAST Afro, filial da Tazetta Resources, cerca 4.8 milhões de Dólares norte americanos. Esta injeção financeira da Tazetta, resulta dos lucros que a empresa obteve na exploração mineira que vem fazendo desde 2019 em Pebane, litoral da Zambézia, onde emprega perto de 800 trabalhadores.
Recentemente, o governador da Zambézia, Pio Matos, visitou a fábrica e mostrou-se impressionado pelo projecto. Aliás, foi Pio Matos quem fez o lançamento da primeira pedra no ano findo. Na ocasião, Matos foi informado que aquela unidade fabril, vai criar 500 postos de trabalho fixos e mais 1500 sazonais, números que deixaram o governador satisfeito, porque segundo o governante, ter uma indústria como aquela a funcionar vai alavancar a economia da província e reduzir o desemprego. “A Zambézia sairá a ganhar, porque é isso que lutamos juntos para ter”, rematou o Governador.
Para além do complexo, sabe-se, a empresa deverá fazer o replantio e cultivo de cerca de 10 mil hectares de coqueiro híbrido para alimentar o empreendimento, naquela região da província. A referida fábrica, poderá processar diariamente 20 mil cocos e seus derivados (óleo, água, fibra, carvão, etc), que serão exportados para o mercado externo para além do consumo interno. Consta dos planos, com vista a dar mais matéria prima a fábrica, a revitalização da produção do coco no sector familiar. sabe-se que a Tazetta Resources, mãe da EAST Agro, era (antes da sua paralisação), a maior empresa que contribuía em impostos na província.