O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) garante que vai publicar, na próxima semana, os resultados do recenseamento eleitoral, que terminou há cerca de um mês.
Falando esta quinta-feira, 15, em Maputo, num encontro com os partidos políticos, o director do STAE, Felisberto Naife, disse que após o término do recenseamento houve um trabalho de recolha e sistematização dos dados provinciais e a respectiva aprovação pelas comissões provinciais.
“Já recebemos os dados a nível central e estamos a finalizar e contamos submeter à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para aprovação final e ao longo da próxima semana acredito que a CNE vai aprovar e divulgar aquilo que são os resultados definitivos do recenseamento eleitoral e os mandatos por cada autarquia”, explicou.
Naife explicou ainda que brevemente será lançado o calendário das formações para iniciar as actividades. Ao nível da produção dos materiais, foram lançados alguns concursos para materiais de educação.
Foi lançado o concurso para a produção dos materiais de formação dos membros de voto e muito brevemente será lançado o concurso público para aquisição de material eleitoral para as quintas eleições autárquicas.
“Está a seguir actividades do próprio calendário eleitoral. Vai seguir a fase da preparação dos órgãos das formações a todos os níveis provincial, até as mesas de voto e todas as províncias estão preparadas para realizar essas actividades,” garantiu.
Naife garante que não há nenhum atraso, pelo contrário. “Esta alteração do próprio calendário beneficia os próprios partidos e tem tempo para fazerem a inscrição e vão ter tempo suficiente para organizar as suas candidaturas e com informação necessária.”, explicou, relativamente ao atraso.