Quatro turistas de nacionalidade sul-africana estão desaparecidos desde a tarde de segunda-feira, presumindo-se que tenham se afogado, na Ilha Portuguesa, zona insular da cidade de Maputo.
A informação foi dada pelo vereador do distrito do Município de Kanyaka, Dinis Titosse ao jornal Noticias esta quarta-feira. Titosse disse que os quatro banhistas, dois homens e igual número de mulheres faziam parte de um grupo de oito da mesma nacionalidade.
“O grupo partiu da Escola Náutica em Maputo, a bordo duma embarcação alugada. Antes de alcançar a Ilha dos Portugueses escalaram a Ilha de Inhaka para passarem refeições”, disse ele.
No local, acrescentou o vereador, cinco elementos do grupo lançaram-se a água enquanto os restantes aguardavam na praia. Um dos afogados foi resgatado com vida pelo piloto do barco.
Dinis Titosse disse que as operações de busca estão em curso, e as equipas são constituídas por elementos da Policia Costeira, Lacustre e Fluvial, Marinha de Guerra, Estacão de Biologia Marítima de Inhaka, Administração Marítima e mergulhadores profissionais.
“A zona do afogamento foi sobrevoada por um helicóptero pertencente a um particular que também se juntou as buscas”, disse Titosse.
A Ilha Portuguesa fica ao largo da capital Maputo, não é habitada e é escalado apenas por turistas.