
Taibo Bacar veste actriz britânica nos Globos de Ouro e eleva nome de Moçambique
O estilista moçambicano Taibo Bacar fez história ao vestir a actriz britânica Charlotte Carroll na 82ª edição dos Globos de Ouro 2025, cuja gala realizou recentemente em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Foi a primeira vez que uma marca moçambicana foi exibida na passadeira vermelha daquele que é um dos mais prestigiados eventos do cinema mundial.
A imprensa internacional tem destacado a assinatura única, que alia elegância e originalidade de Taibo Bacar, depois de estar num palco onde o glamour e a sofisticação são grandes protagonistas.
De acordo com o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC), esta não é apenas uma conquista do estilista, mas de Moçambique também. Considera que a presença de Taibo Bacar nos Globos de Ouro eleva o trabalho dos estilistas moçambicanos, prova a qualidade da produção nacional e evidencia o talento do país no sector da moda.
“Esta conquista honra nos enquanto nação e como país que procura afirmação no campo das indústrias culturais e criativas.
Com este feito, Moçambique ergue a sua bandeira no mundo das artes e fortalece a credibilidade da produção “Made in Mozambique,” lê-se numa nota do INICC.
Taibo Bacar foi a primeira marca africana a dar a conhecer o seu trabalho na Milan Fashion Week e ganhou muitos prémios internacionais desde o seu lançamento em 2008.
A marca é conhecida pela sua singularidade e forte apego à herança africana. As colecções de Bacar contam uma história da nobreza e realeza africana, que descreve a beleza das mulhers e da cultura africa. Hoje, é considerada uma das principais e mais respeitadas marcas em África.
Fonte: Jornal Notícias