Jornalismo ao pormenor

Suécia, PMA e UNICEF unem esforços para apoiar crianças e jovens em Palma

O Governo da Suécia, o Programa Mundial para a Alimentação (PMA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estão a lançar um novo programa conjunto para apoiar crianças e jovens no distrito de Palma, em Cabo Delgado. Uma nota publicada nesta terça-feira no site da UNICEFF sublinha que com o conflito em curso, crianças e jovens em Cabo Delgado enfrentam desafios críticos, incluindo a exposição à violência, deslocamentos e acesso limitado à educação e serviços sociais.  Muitas crianças e jovens da província não frequentam a escola, não possuem competências básicas para o emprego e correm riscos acrescidos de casamento prematuro e dificuldades económicas, e as intervenções do programa serão fundamentais para abordar estas questões críticas.

A nota avança que no âmbito da abordagem ONE UN, o PMA e o UNICEF irão trabalhar em estreita colaboração, fazendo uso dos seus conhecimentos específicos e da sua experiência de longa data em Cabo Delgado, para unir esforços e alcançar um impacto mais significativo. A iniciativa, com duração de três anos, terá como foco a promoção da educação inclusiva e equitativa, a protecção da criança, além de acções de comunicação social para a mudança de comportamento, abordando também as dinâmicas de poder, desigualdades de gênero e resiliência climática.

Ao apoiar a aprendizagem, o desenvolvimento e a segurança das crianças e ao equipar os jovens com as ferramentas necessárias para aceder a oportunidades de subsistência sustentáveis e à independência económica, o programa visa promover uma mudança duradoura no distrito de Palma.

De acordo com a publicação, para criar resiliência e estabilidade a longo prazo, o programa irá reforçar a capacidade do Governo e da comunidade para prestar serviços de qualidade em matérias de educação e de protecção das crianças. O programa também irá proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de competências, liderança para jovens e emprego, assegurando simultaneamente uma programação sensível às questões de género que apoie raparigas e jovens mães. Será também dada prioridade aos serviços de reintegração das crianças afectadas por conflitos armados, incluindo a localização de famílias e opções de cuidados alternativos.

O Governo da Suécia está a doar 11 milhões de dólares para a execução deste programa.

“As crianças e os jovens são fundamentais para a construção da paz em Cabo Delgado. Este programa é um passo crítico para a promoção de um sentimento de pertença, protecção e oportunidade”, disse Mette Sunnergren, Embaixadora da Suécia em Moçambique.

“O apoio da Suécia a este programa irá promover melhorias sustentáveis nas vidas das crianças e jovens de Palma, que estão entre os mais vulneráveis em Moçambique. Ao investir na inclusão, resiliência, aprendizagem e protecção, juntos estamos a criar um futuro brilhante para as crianças, jovens e a sociedade como um todo,” disse a Representante do UNICEF Mary Louise Eagleton.

“Graças à contribuição do Governo da Suécia, iremos reforçar a segurança alimentar, a educação e os serviços sociais para criar uma mudança duradoura para as crianças, adolescentes e jovens em Palma”, afirmou a Directora e Representante do PMA no país, Antonella D’Aprile.

Esta parceria demonstra o empenho do PMA, do UNICEF e da Suécia em responder às necessidades urgentes das crianças e jovens vulneráveis, assegurando um futuro em que todas as crianças tenham acesso à educação, à protecção e a oportunidades de subsistência sustentáveis.

Deixe uma resposta