Silva Dunduro acredita na possibilidade de combater a desigualdade social através de turismo
O Governo pretende assegurar o crescimento económico através da diversificação de investimentos em áreas que contribuem para combater a desigualdade social e pobreza no país, disse, Silva Dunduro, Ministro da Cultura e Turismo, hoje, em Maputo, na sequência do encerramento da Conferência Internacional sobre Turismo Baseado na Natureza.
Sem detalhar de como é que o Governo pode combater a desigualdade social e a pobreza, Silva Dunduro avançou que o país tem potencialidades expostas. “Para concretizar a nossa visão implica investir fortemente no turismo e esperar retornos na vida económica e social dos moçambicanos.”
Para Dunduro as estratégias implementadas pelo Governo visam arrecadar receitas consideráveis do produto interno bruto (PIB) e com elas impulsionar o desenvolvimento. “A expectativa de receita de turismo externo é de 2.8 biliões de dólares americanos e de 4 biliões de dólares de receitas de turismo interno.”
De acordo com o Ministro da Cultura e Turismo o crescimento do sector deve se reflectir na criação de empregos e mobilidade turística e actualmente as receitas provenientes das actividades turísticas ainda não são integralmente associadas ao sistema nacional de contas. Em 2017, Moçambique arrecadou 151 milhões de dólares de receitas provenientes do turismo, representando um aumento de 39 por cento comparado a 2016.