Partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores concorrentes juntam-se nesta terça-feira, 24 de Setembro, na cidade de Maputo, para expor e debater com sociedade civil, imprensa e cidadãos no geral, sobre os seus manifestos eleitorais rumo às eleições de 9 de outubro. O evento é organizado pela Sala da Paz e seus parceiros, no contexto das suas intervenções, tendo em vista a promoção de eleições justas, pacíficas e ordeiras.
Na mesma data e local, irão decorrer dois eventos paralelos. Por um lado, o debate das candidaturas, que terá quatro oradores em representação aos quatro candidatos presidenciais nomeadamente, Lutero Simango, Daniel Chapo, Venâncio Mondlane e Ossufo Momade. Após a apresentação dos manifestos, estes irão dialogar entre si e com os demais convidados, incluindo a imprensa e a sociedade civil.
Por outro lado, a feira dos manifestos eleitorais será um espaço para os partidos eleitorais concorrentes exponham nos seus stands, os seus manifestos eleitorais e outros materiais de visibilidade. Para este momento, os cidadãos terão a oportunidade de visitar os partidos políticos por forma a aprofundar os seus conhecimentos sobre as propostas destas para o dia de votação.
As duas iniciativas têm como objectivo contribuir para o fortalecimento da plataforma de diálogo participativo e inclusivo entre actores políticos e cívicos bem como divulgar os manifestos eleitorais dos concorrentes às eleições do dia 9 de outubro para uma votação baseada em conteúdos programáticos.
Juntamente com os partidos políticos, organizações da sociedade civil, incluindo Plataformas de Observação Eleitoral, também irão expor os seus materiais, incluindo as suas constatações sobre as áreas prioritárias para a governação, podendo fortalecer ainda mais os manifestos dos partidos políticos.