
O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique (EDM), Joaquim Ou-chim, efectuou, nesta sexta-feira, 14 de Março, uma visita de trabalho à Província de Nampula para monitorar os trabalhos de reposição da rede eléctrica danificada na sequência da passagem do Ciclone Jude.
O PCA constatou que já está reposto o fornecimento de energia eléctrica a 10 distritos das províncias de Nampula e Zambézia, de um total de 19 que ficaram sem corrente eléctrica, após a ocorrência daquele evento climático extremo.
“Logo a seguir à ocorrência do ciclone, registámos interrupção do fornecimento de energia a 430 mil clientes em 19 distritos das províncias de Nampula e Zambézia. Neste momento já conseguimos repor o fornecimento de energia a cerca de 230 mil clientes de 10 distritos, faltando por ligar cerca de 200 mil,” explicou o PCA.

O levantamento feito pós Ciclone indica que o mau tempo provocou a queda de duas torres de Alta Tensão, destruiu 48 quilômetros de linhas de Média Tensão, 26 quilômetros de linhas de Baixa Tensão, e ainda houve registo de destruição de seis Postos de Transformação.
Para assegurar flexibilidade na reposição da corrente eléctrica às zonas afectadas, foram reforçadas equipas de trabalho e estão a ser mobilizadas seis Torres de Emergência que estão a caminho de Nacala, para além de outros materiais e acessórios.
De acordo com o Presidente da EDM, a previsão para a conclusão dos trabalhos de reposição é de 15 dias. No entanto, esse prazo está dependente também das condições de transitabilidade, uma vez que as estradas, em alguns pontos, sofreram cortes o que dificulta a mobilização do equipamento.
Ou-chim avançou ainda que se trata de uma reposição preliminar, com um custo estimado em 100 milhões de Meticais.
Texto actualizado 10h25min