Jornalismo ao pormenor

Reintegração de mulheres no âmbito do DDR junta políticos e sociedade civil nesta quarta-feira

Actores políticos reúnem nesta quarta-feira (16 de setembro), na cidade de Maputo, para discutir o papel da mulher em processos de reintegração pôs-conflitos armados em Moçambique, tendo como base o processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração ( DDR), em curso.

O encontro se insere no ciclo de debates no âmbito da celebração dos 30 Anos da Democracia Multipartidária em Moçambique e tem por objectivo reflectir sobre o nível de envolvimento das mulheres no processo de DDR em curso no país, sem deixar de lado os processos de reintegração realizados no passado, como forma de encontrar melhores caminhos para adopção de abordagens mais inclusivas no futuro.

A sua realização justifica-se pela constatação que, ao longo dos 30 anos do multipartidarismo, o país testemunhou a assinatura de acordos com vista a pôr termo à conflitos militares cujo impacto colocou as mulheres entre as principais vítimas. Mesmo assim, a sua presença em processos de negociação foi periférica, o que pode contribuir para que os seus interesses não sejam acautelados, agravando a sua vulnerabilidade.

Com o debate, espera-se que sejam identificados os principais desafios para o seu envolvimento, e, por via disso, encontrar-se caminho para melhorar, começando pelas fases em falta no processo ainda em curso. Pretende-se igualmente contribuir para a observância das recomendações da Resolução 1325, instrumento através do qual as Nações Unidas reafirmam a importância da promoção da igualdade de género em todas as fases dos processos de construção da paz e da promoção da segurança. Moçambique é um dos países subscritores desta Resolução.

Entre os participantes, vai se contar com a presença de representantes de partidos políticos, os respectivos destacamentos femininos, parlamentares, parceiros de cooperação, organizações da sociedade civil e académicos.

O ciclo debates no âmbito da celebração dos 30 anos da Democracia Multipartidária em Moçambique é organizado pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJCR) e Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) sob o lema “Celebrando a Constituição Multipartidária e Construindo uma Democracia Inclusiva”. Com estas actividade que vão decorrer até o final do mês de Novembro pretende-se celebrar os ganhos e desafios decorrentes da implementação dos 30 anos de Democracia Multipartidária em Moçambique, tirar lições, colher contribuições e subsídios para o seu fortalecimento.

Deixe uma resposta