Texto: Arnosso Cuco
Foi hoje (13 de janeiro), realizada a sessão de investidura dos deputados da nona sessão da Assembleia da República e da eleição e tomada de posse da Presidente da Assembleia da República, um culminar inicial das eleições de 15 de Outubro que permitiu escolher os 250 deputados, que juraram trabalhar para a nação moçambicana.
Foram três momentos que caracterizaram está cerimónia, nomeadamente investidura dos deputados da Assembleia da República, eleição do Presidente da Assembleia da República e investidura da presidente eleita que foi, Esperança Dias, candidata apresentada pelo partido Frelimo.
Investidura dos deputados
Numa primeira fase, houve investidura dos deputados que integram a nona legislatura que inaugura actividade.
Tomaram posse 250 deputados, dos quais 184 para Frelimo, 60 para Renamo, seis para MDM. Lembre-se que o MDM neste mandato perdeu dois deputados se comparada com o mandato anterior onde tinha oito.
Esperança Dias passa a presidir a Assembleia da República
De seguida, a vice-ministra dos recursos minerais, Esperança Dias, foi eleita Presidente da Assembleia da República, legitimada com 179 votos válidos. A terceira presidente do parlamento moçambicano, na sua primeira declaração, prometeu trabalhar “lealmente” e servir ao povo moçambicano.
Na sua primeira entrevista, a presidente, já adivinha desafios. O principal desafio avançado é o alcance de consenso entre as bancadas, ” o primeiro desafio é conseguir consenso sobre aquilo que são os principais aspectos a serem discutidos aqui dentro da Assembleia da República, refiro me a questão da legislação que terá que ser aprovada”
A Presidente da Assembleia da República perspectiva um parlamento mais sólido.
” consolidar o papel do parlamento, garantir que aquilo que são os instrumentos da Assembleia da República, sejam respeitados, contar com o apoio e colaboração de todos os 250 deputados que compõe a Assembleia da República para que o voto que me foi confiado, responda os anseios de quem votou para estarmos aqui na casa do povo”, avançou.
“Seguir na letra e no espírito o juramento”
Por fim, Filipe Nyusi, Presidente da República, deixar alguns recados, que inclui cumprir a letra e no espírito o juramento que fizeram hoje, perante os moçambicanos. Nyusi desafiou, igualmente, os deputados a continuarem com o processo da consolidação da paz. Nyusi pediu aos deputados para melhorar o quadro legal da economia nacional e aprimorar a legislação em vários sectores.
O acto contou com a assistência de vários convidados internacionais, representantes de órgãos de soberania do país, representantes do corpo diplomático, representantes de partidos políticos, da sociedade civil, entre outros.