
A Cidade de Quelimane, zona centro do país, passará a dispor de Estação de Tratamento de Lamas Fecais. O projeto representa um marco importante para a saúde pública e ambiental da cidade, promovendo uma gestão mais eficaz para os resíduos e preservando os recursos hídricos locais.
O Presidente do Conselho Autárquico da Cidade, Manuel de Araújo, visitou, na manhã desta terça-feira, as obras de construção tendo, na ocasião, referido que a infraestrutura irá melhorar significativamente o sistema sanitário da cidade, evitando que as lamas fecais sejam lançadas diretamente no rio local. Em vez disso, as águas residuais serão canalizadas para um sistema de tratamento especial.
“Esta é a principal obra que temos ao longo desse mandato todo. Neste momento tudo aquilo que a população produz nas casas de banho, vai directamente ao rio facto que tem criado muitas doenças, foi por isso que fizemos todo esforço para que tivéssemos o financiamento para a construção desta obra. Neste momento as obras estão a decorrer e estou satisfeito com a empresa. Aliás está será a estação mais moderna”, sublinhou Manuel de Araújo.
O projeto é liderado pela Administração de Infraestrutura de Água e Saneamento, em colaboração com o Instituto Público e o Conselho Autárquico de Quelimane através da Empresa Municipal de Saneamento. São estes que estão a implantar a primeira Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na Cidade.