No regulado de Mucaquia, povoado de Nantuto, distrito de Larde, a 254 km por estrada para a capital de Nampula, o régulo David Mucaquia recebeu recentemente um grupo de jornalistas e falou do ‘’milagre’’ de energia no seu território, que, segundo disse, está a trazer mudanças no estilo de vida das pessoas, por exemplo, ‘’com energia na cama antes de dormirmos primeiro conversamos porque há luz. Isto é muito bom, nos ajuda a nos divertirmos, o que antes era diferente’’, descreveu, David Mucaquia, acompanhado com um grupo de 20 homens, conselheiros da sua confiança.
Falando em nome de todos na zona, o régulo David Mucaquia, continuou, no seu depoimento, mais tarde visto por jornalistas como um parecer importante sobre a vida da população nas zonas rurais, antes e depois da corrente eléctrica. ‘’A energia traz muitas coisas boas. Embora chegue fraca, eu, em nome da população, agradeço muito a chegada da energia na minha povoação’’, disse, em um ambiente rodeado de anciões, quietos não se sabendo se era pelo contacto com a imprensa, ou pelo respeito ao régulo.
O povoado de Nantuto, como ficou dito, localiza-se no distrito de Larde, a 254 km por estrada para a cidade de Nampula. O povoado de Larde faz fronteira com Angoche, para quem sai de Moma, em uma estrada com longos troços de terra batida, e uma promessa de pavimentação marcada para os próximos anos. Com vários problemas, incluindo falta de fábricas e outras infraestruturas de
geração de emprego e desenvolvimento, a chegada de energia no regulado de Mucaquia é visto como um passo importante na região.
‘’Actualmente, com a energia bebemos água gelada. Isso é importante para nós, uma vez que com energia guardamos peixe e carne. O que é muito importante. Para além disso, a noite a escuridão já não se faz sentir como antes. Sempre temos energia. Mesmo na cama você pode conversar à vontade [risos]. Agora já não dormimos cedo. Primeiro começo a conversar até chegar naquele tempo que aparece sono. Porque estamos livre e a vontade’’, disse o régulo David Mucaquia.
‘’É um grande ganho. Vai melhorar muitas coisas. Com essa energia já conseguimos construir muitos armazéns, já conseguimos construir muitas barracas, já temos muitos ferreiros que trabalham nas oficinas. Assim como nas carpintarias. Com essa energia’’, comentou.
Povoado de Nantuto
Assanito Silva, residente no régulado de Mucaquia, agradeceu pelo facto de já passar a contar com a rede de energia eléctrica para actividades no dia-a-dia: ‘’ agradecemos por ter energia, isso fez com que comprassemos geleira onde guardamos nossos bens. Não só, Antes escurecia cedo e dormiamos cedo. Mas actualmente, com energia eléctrica, quando anoitece nos divertimos – uma vez que há luz, o que nos agrada bastante, agora carregamos nossos telemóveis sem problemas e isso é muito impotante para nos contactarmos com os outros assim como para o desenvolvimento local’’, comentou, Assanito Silva, visivelmente satisfeito.
Os trabalhos de Lodovino Beleza ao nível de Angoche – uma jurisdição da EDM que envolve quatro distritos
O Delegado para Área de Serviços ao Cliente em Angoche, Lodovino Beleza, falando a um grupo de jornalistas, na sequência de um trabalho do campo da empresa, revelou que ao nível da área da EDM em Angoche , composto por quatro distritos, nomeadamente Moma, Angoche, Larde e uma parte do distrito de Mogovolas há um investimento na ordem de 139 Milhões de meticais no corrente ano, o valor que abrange para os quatro distritos em subscrição da respectiva área (Angoche). Em Angoche, a EDM injectou 139 milhões de meticais. No âmbito deste investimento, no referente a clientes, a empresa efectuou novas ligações para 5300 clientes no ano passado.