Amosse Mucavele Lança Hoje “Pedagogia da Ausência”
A obra literária ”Pedagogia da Ausência” de Amosse Mucavele é publicada na tarde de hoje, quinta-feira (29 de Outubro), em Maputo, na Alcance Editores e pode ser acompanhado nas redes sociais da editora que chancela o livro.
Em ”Pedagogia da Ausência”, Amosse Mucavele, retrata memórias sofridas e biográficas que introduzem ao seu verdadeiro “Eu”, com um carácter mais intimista e revelador das suas vivências e sentimentos. Dividido em duas partes, nomeadamente Seminário sobre Lugares e Migrações, o autor recria, através da memória, os registros de imagens e tesouros que reservou durante anos para a escrita, bem antes do seu primeiro livro intitulado Geografia do olhar.
O livro é definido pelo próprio autor como um retrato fiel das suas vivências, que nele afoga as mágoas, principalmente da perda da sua mãe e dos seus avós, trazendo a morte como um destino para a saudade onde colhe a dor agrária dos sulcos vazios. Um livro escrito primeiro para si, como forma de compensar as ausências embalado de sentimentos de amor e ódio e de mapas sobre certos lugares e geografias.
Amosse Mucavele é Poeta e jornalista cultural, autor de ” Arqueologia da Palavra e a Anatomia da Língua – Antologia Poética”, Revista Literatas, 2013 (coordenação) e ” Geografia do Olhar: Ensaio Fotográfico Sobre a Cidade” (editora Vento de Fondo, Córdoba, Argentina, 2016), livro premiado como Livro do Ano do Festival Internacional de Poesia de Córdoba; no Brasil (Dulcineia Catadora Edições, Rio do Janeiro, 2016); em Moçambique (Cavalo do Mar, Maputo, 2017).