Uma pesquisa do Observatório do Meio Rural (OMR), publicado recentemente, fornece insights para compreender as dinâmicas de adaptação dos pequenos produtores de Búzi às incertezas, estabelecendo uma base para o desenvolvimento de estratégias de apoio mais efectivas e orientadas. “A concretização de políticas públicas e iniciativas de desenvolvimento que espelhem as necessidades e realidades desses agricultores melhorará a sua capacidade de adaptação”.
Com o título, Estratégias de Adaptação às Incertezas: Um Estudo com Pequenos Produtores de Búzi, a pesquisa sugere a implementação de medidas que satisfaçam as necessidades dos produtores. “Fortalecer a capacidade de previsão e resposta às mudanças climáticas, por meio do investimento em tecnologias e em infra-estruturas que providenciem aos produtores informações climáticas precisas e oportunas.
Revela-se igualmente importante promover práticas agrícolas resistentes às alterações climáticas, tais como sistemas agro-florestais e técnicas de conservação e drenagem de água, variedades de sementes resistentes a secas e a outras condições produtivas, diversificação da produção para atenuar os impactos das adversidades climáticas, que, simultaneamente, possuam potencial de rendimentos produtivos mais elevados.”