O pior já começou na Antártida, degelo terá efeitos para todo o planeta
Os efeitos já começaram e os números não deixam de vir. Em 25 anos desapareceram três biliões de toneladas de gelo. O nível do mar subiu em 7,6mm desde 1992. Os cientistas avisam que o pior já começou.
‘’A Antártida tem gelo suficiente que se derretesse todo, o nível do mar aumentaria globalmente mais de 60 metros. Começamos a ver os primeiros sinais de alguns desses gelos começar a derreter. É possível que a Antártida contribua com algumas dezenas de centimentros’’, disse um dos cientistas da equipa que estuda a situação.
‘’O estudo foi desenvolvido por 84 cientistas. O que acontecer na Antártida vai se fazer sentir em muitos países costeiros e vai ter efeitos ao nível do clima’’, disse José Xavier, investigador da Universidade de Coimbra.
Apesar de todos os alertas a situação está a agravar-se a ritmos acelerados. Nos últimos cinco anos o degelo na Antártida triplicou. Estudos mostram que algumas das alterações são, desde já, irreversíveis. Os cientistas insistem que se nada for feito o desastre é só uma questão de tempo. Há quase 30 anos que cientistas estão a medir o problema.
Não se poupam esforços para se convencer os políticos a agirem. Para os cientistas a Antártida é uma espécie de ‘’gigante adormecido’’ por isso é urgente que os donos do mundo, os políticos, acordem para o problema.
Fonte: RTP