Nyusi diz que processo do diálogo continua e requer esforços adicionais
O presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, diz que o diálogo que mantinha com o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, continua e requer esforços adicionais para a socialização e harmonização dos avanços que haviam sido alcançados.
Neste sentido, Nyusi promete dedicar-se nos próximos dias à matéria da descentralização de modo a dar seguimento ao processo interrompido com a morte de Dhlakama que era o seu principal interlocutor.
“Irei dedicar-me nos próximos dias a este dossier, naturalmente repondo o diálogo”, prometeu, apontando como principais pontos do diálogo os passos que devem ser dados no processo de descentralização, que foi desde o início consenso durante as conversações.
O Presidente da Republica vinha negociando com Afonso Dhlakama os mecanismos de alcançar a paz efectiva e duradoira, o que passa pela desmobilização e integração dos homens armados da Renamo nas Forças de Defesa e Segurança, medida que permitiria a saída deste das matas.
Os dois líderes já haviam alcançado alguns consensos que os permitiram submeter ao Parlamento uma proposta sobre o pacote de descentralização que, no entanto, ainda não foi aprovado.
O Presidente falava esta quinta-feira (17) durante a cerimónia da saudação da Polícia da Republica de Moçambique PRM, pela passagem do 43º aniversário.