Jornalismo ao pormenor

“Não há Desenvolvimento sem Educação de qualidade

Advoga Yeo Sung Jun, Embaixador da Coreia em Maputo

Para o fortalecimento da capacidade das instituições de Ensino Superior em Moçambique no provimento do ensino híbrido, e no âmbito da implementação do Programa de Cooperação Bilateral, entre os Governos de Moçambique e da Coreia do Sul, a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) recebeu da república coreana, através da agência KOIKA, setenta computadores portáteis, avaliados em 48.717,20 dólares, aproximadamente a três milhões de meticais.

Yeo Sun Jun, Embaixador da Coreia do do Sul em MoçambiqueO material entregue pelo embaixador da Coreia do Sul em Moçambique, Yeo Sung Jun, vai responder aos desafios de transformação digital da UP-Maputo e na formação do homem. O diplomata coreano falando durante a entrega do material informático indicou que relação entre Moçambique e este país asiático remonta desde 1993, com maior incidência para a área económica.

De acordo com o embaixador Yeo Sung Jun, a educação é base do desenvolvimento da Coreia do Sul, o que torna este país uma das potências económicas e industriais no mundo. Porém, o diplomata alerta que sem educação de boa qualidade não haverá desenvolvimento na sociedade.

A doação dos laptops vem responder ao comando do plano estratégico, 2022 – 2026, que apresenta um dos objectivos, a capacitação dos docentes para o ensino remoto e à distância através da adopção de aplicativos das TICs, para além de desenvolvimento de sistemas de conectividade.

Para o reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, a universidade abraçou como umas suas prioridades o projecto de transformação digital, para colocar a instituição a operar com equipamentos modernos e de alta qualidade, como os computadores entregues que são das marcas mais cotadas no mundo informático, a marca DELL. (X)

Por: Vasco Davane e Horácio Cebola

Deixe uma resposta