Jornalismo ao pormenor

Morreu Little Richard, o genial e exuberante arquitecto do rock’n’roll

Pioneiro do rock’n’roll, representou como poucos outros a sua faceta, rebelde, excêntrica, marginal. Com apurado sentido de espectáculo e uma androginia marcante, criou em canções como Tutti-Frutti, Long tal Sally ou Rip itu p os alicerces do género. Little Richard morreu neste sábado (09/05) aos 87 anos, de causa ainda não revelada, confirmou seu filho Danny Penniman.

A forma enérgica de atacar o piano, usado como arma percurssiva, a forma febril como cantava e a exuberância com que se apresentava em palco fizeram dele uma estrela. É Considerado um dos mais importantes artistas americanos, tendo influenciado músicos como Elvis Presley, Beatles e David Bowie.

Ele foi um dos pais do rock ‘n’ roll, tendo introduzido o R&B para o público branco americano. Junto a Check Berry e Fats Domino, ajudou a tornar popular a anteriormente chamada “race music” (música de raça).

Nascido Richard Wayne Penniman, em 5 de Dezembro de 1932, em Macon, no estado da Geórgia, sudeste dos Estados Unidos, adoptou o nome artístico em 1947, quando começou a ganhar notoriedade como músico. Em 1951, assinou seu primeiro contrato com a RCA, onde gravou vários álbuns, mas a sua fama se formou principalmente em torno de suas extravagantes atuações de palco.

Fonte: Publico.pt/D.W

Deixe uma resposta