Jornalismo ao pormenor

Morreu Evangelos Velhanos: um dos fundadores de “Rockfeller’s”

Evangelos Velhanos carinhosamente conhecido por “Ivan”, membro fundador, baixista e líder da banda moçambicana de rock “Rockfeller’s” perdeu a vida, aos 45 anos de idade, na madrugada desta terça-feira, em Maputo, vítima de complicações derivadas de  COVID-19.

Lupa News confirmou a informação com membros da banda “Rockfeller’s”.

Um comunicado da Só Arte Media refere que em vida “Ivan” juntamente com alguns colegas nomeadamente Marco Ribeiro e Victor Ribeiro foi o co-fundador da banda de rock “Inéditos” que mais tarde mudou para Rockfeller’s. Ivan foi um dos poucos membros constantes da banda desde a sua criação que ao longo dos anos contou com diferentes elementos (Xavier Machiana, Paulo Wilson, Bruno Akani, Zé Pesqueira entre outros), sendo que estava em curso um processo de restruturação que viria a culminar com mais um trabalho discográfico da banda.

De lembrar que Rockfeller ́s, foi a primeira banda de rock moçambicana que se notabilizou no cenário mainstream moçambicano, com 2 álbuns gravados e responsáveis por temas considerados hinos da sua geração.

 Os Rockfeller’s receberam vários prémios e actuaram em mais de 500 espetáculos em estádios de futebol, arenas e espaços ao ar livre para audiências com mais de 10.000 pessoas em todo país (dividindo palco com artitas como UB40, Martinho da Vila, Max Gazze, Lucky Dube, Hugh Masekela, Oliver Mtukuzi, Kassav, Bayete, Xutos e Pontapés, Sergio Godinho, Os Travessos, Tito Paris, Mafikizolo, Bongo Mafin, Danielle Silvestri, , Filipe Mukenga, Tiazinha, Kapa Dech, Awilo Longoba, Splash, Gil Semedo, Irmãos Verdade, Oliver Ngoma, Stewart Sukuma, Banda Kakana, Suzana Lubrano, Mandoza, Ghorwane, Wazimbo, Mingas e muitos outros), sendo considerada uma das bandas musicais mais influentes e incontornáveis no panorama da música moderna moçambicana.

“Ivan Velhanos” deixa três  filhos e um legado artístico significativo e incontestável no panorama da música rock em Moçambique.

Segundo o documento recebido na nossa redacção,  para além da sua vertente musical “Ivan Velhanos” tinha uma formação em direito e dedicava-se ao empreendedorismo e inovação estando nos últimos meses da sua vida a investir no estabelecimento de uma marca de produtos orgânicos de produção local.

Deixe uma resposta