O sector da Saúde registou, nas últimas 24 horas de ontem, sete óbitos por Covid-19. O registo ocorreu na capital do país e à nível da província de Maputo. com efeito, passa para 707 o total de vítimas mortais, no país, provocadas pelo vírus. Os dados de actualização diária partilhados pela Direcção Nacional de Saúde Pública apontam para o registo de 292 novas infecções, elevando para 63.174 o cumulativo de casos positivos. Destas, 62.858 de transmissão local e 316 importados.
Dos óbitos, cinco são pacientes do sexo masculino e dois femeninos. Amos os géneros são de idades compreendidas entre 38 e 81 anos. Os mesmos evoluíram para este estágio após o agravamento do seu estado clínico durante o período de internamento.
O sector da Saúde partilhou, igualmente, dados referentes ao número de pacientes internados que é atingiu 164, isto com a entrada, ontem, de 22 novos doentes sofrendo de complicações respiratórias ligadas à doença ou padecendo de patologias crónicas como a hipertensão arterial e a diabetes.
As novas infecções foram detectadas num total de 1.712 amostras testadas nos laboratórios do sector público e privado. Os pacientes encontram-se em isolamento domiciliário, enquanto decorre o rastreio e mapeamento dos principais contactos.
De entre os casos positivos, 11 são crianças menores de cinco anos de idade e 22 indivíduos com mais de 65 anos. A faixa etária de 35 a 44 anos de idade registou 74 casos, o que equivale a 25.3 por cento do total reportado.
Uma notícia, não má, avançada ontem, refere que no sentido inverso, 17 indivíduos receberam alta hospitalar, devendo prosseguir com o tratamento em isolamento domiciliário.
A região metropolitana de Maputo concentra maior número de casos activos, com 9.342 infectados em isolamento; um cumulativo de 557 vítimas mortais e internados, com 111 pacientes a receberam cuidados intensivos.