‘’ Em Moçambique foram testados 4.365 casos suspeitos, dos quais 192 nas últimas 24 horas. Dos novos casos suspeitos testados, no laboratório do INS, 191 revelaram-se negativos e um (1), revelou-se positivo, para COVID-19’’, disse, hoje, Directora Nacional de Saúde, Rosa Marlene. Passa, de cento e três, para cento e quatro o número de casos positivos da COVID-19 no país.
Do total dos testados nas últimas 24 horas de ontem: 23 são de Cabo Delgado (amostras de Afungi), 2 são de Gaza, 119 da Província de Maputo (incluí a testagem de moçambicanos repatriados da República da África do Sul) e 48 são da Cidade de Maputo.
O novo caso é de um indivíduo de nacionalidade moçambicana, do sexo masculino, de 26 anos de idade. O mesmo faz parte de um grupo de moçambicanos repatriados da República da África do Sul. Esta amostra foi colhida no Centro Transitório de Manguaza (Distrito de Moamba), na Província de Maputo.
De acordo com Rosa Marlene, o caso hoje reportado não apresenta sintomatologia e, por isso, encontra-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos contactos deste caso.
Assim, a província de Maputo, que antes tinha 6 casos passou para 7. A cidade de Maputo continuou com 18, Inhambane 1, Sofala 4, Cabo Delgado 74. Lembre-se que Sofala e Inhambane passaram, oficialmente, novas cadeias de transmissão desde segunda-feira (11 de Maio).