por: Arnosso Cuco
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, pretende influenciar a formação de políticas, estratégias e instrumentos normativos para a área do ensino superior e responder aos desafios da tecnologia digital, numa altura em que o mundo está refém das limitações devido à pandemia do novo coronavírus.
Gabriel Salimo fez estes pronunciamentos, ontem (17 de Setembro), em Maputo, na abertura da primeira Sessão Ordinária do Conselho do Ensino Superior, que juntou representantes das instituições de ensino superior de todo país, em dois dias de reflexão sobre a situação do ensino superior no país.
Gabriel Salimo apelou a todas as instituições de ensino superior à garantirem uma retoma faseada segura às aulas presenciais e a promoverem no seio das respectivas comunidades académicas o respeito pelas medidas de execução administrativas e sanitárias do combate a Covid-19 emanadas pelo governo.
Em 2019 o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional mostrou preocupação com o baixo nível de expansão, acesso e qualidade em que se encontra o ensino superior no país.
Segundo a fonte, desta vez, os desafios estão alinhados em três principais objectivos, “apreciar a síntese e analisar o grau de comprimento da matriz de recomendações da primeira sessão realizada em 2019. Apreciar também, a proposta do regulamento do conselho do ensino superior e por fim apreciar a proposta dos projectos de criação das doze novas instituições de ensino superior.