
Já é conhecida a líder do sector das Artes e Cultura no País, Chama-se Matilde Muocha, nomeada Secretária de Estado da Cultura, um cargo Ministerial antes chamado Ministério de Cultura e Turismo. Com a estratégia de redução dos ministérios no Governo de Daniel Chapo o Ministério foi extinguido a parte da Cultura passou para o Ministério da Educação e Cultura. Com efeito, como Secretária do Estado da Cultura Matilde Muocha passa a gerir o desafiante sector.
Recentemente o Presidente da República, Daniel Chapo, em um encontro com os artistas sublinhou que estava a procura de uma figura dinâmica e mais próxima dos artistas e sensíveis ao sector. É isto que vai se ver nos próximos momentos.
Matilde Martins Muocha, nasceu em Maputo, a 15 de Janeiro de 1980. É investigadora, Docente Universitária, especialista em Criatividade para Inovação e Desenvolvimento, escritora de obras que versam sobre o campo das Indústrias Culturais e Criativas.
É Licenciada em História pela Universidade Eduardo Mondlane, Pós-Graduada em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos pela Universidade Nacional de Córdoba na Argentina. Mestre em História de Moçambique e de África Austral pela Universidade Eduardo Mondlane. Doutoranda em Cultural Policies Management pela Witwatersrand University. Certificada em Copyright and the Business of Creative Industries pela Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC). Certificada igualmente em Essential in Arts Fundraising pela Leeds University.
É Autora dos seguintes livros: “Fortaleza de Maputo: História e Memória”; “Património Cultural da Província de Maputo”; Co-autora da 1ª e 2ª Edição do livro “Indústrias Culturais: O Que São? Como Gerir?”. Durante 9 anos, foi Curadora da Fortaleza de Maputo. Por 5 anos, desempenhou as funções de Directora Geral Adjunta para Administração e Finanças do Instituto Superior de Artes e Cultura.
. Até a data da sua nomeação desempenhava desde 2022 as funções de Directora Geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas – INICC.