Texto: Santos Gregório, em Niassa
O Posto Administrativo de Matchedje, no Distrito de Sanga, em Niassa, vai beneficiar da corrente eléctrica do sistema de energia solar até finais deste Julho, disse, recentemente, o responsável da empresa Mocitaly, Eugénio Dambula, encarregue de construir o sistema de energia fotovoltaico em Matchedje.
Eugénio Dambula partilhou que orçadas em mais de 150 milhões de meticais, o sistema, que estará prontos em breve, tem capacidade de 900 ligações de 200kw.
Dambula fez entender que as obras estão em fase avançada e actualmente já foram efectuadas 300 ligações, o que significa que faltam 600 ligações para a entrega das obras de energia solar.
Na sequência da montagem deste sistema fotovoltaico, o Secretário de Estado, Dinis Vilanculo (na imgem), visitou o Posto Administrativo de Matchedje, no distrito de Sanga, deu a entener que o Governo tenciona alargar a rede da corrente elétrica para outros postos administrativos e localidades no âmbito de iniciativa presidencial Energia Para Todos.
Dinis Vilanculo esclareceu que a eletrificação é fundamental para o desenvolvimento das comunidades, com destaque para pequenas indústrias locais que incluem moageiras, venda de refrigerantes, uso de eletrodomésticos.
“Observem os prazos para que até dia 20 de julho a população de Matchedje beneficie da corrente elétrica que vai permitir catapultar o desenvolvimento socio económico”, recomendou Vilanculo.
Moçitaly, Eugénio Dambula, da Mocitaly, tranquilizou ao dirigente do governo e prometeu fazer a entrega das obras dentro dos prazos estabelecidos, até 20 deste Julho.