
Marcelino Gildo Alberto é o novo presidente do Conselho de Administração da Linhas Aéreas de Moçambique (LAM). A decisão foi tomada durante a sessão extraordinária da Assembleia-geral daquela empresa.
A indicação de Marcelino Gildo acontece após o anterior gestor ter sido chamado a assumir uma pasta de ministerial no governo ainda em construção de Daniel Chapo. Assim, Américo Muchanga passa a ocupar o cargo de ministro das Comunicações e Transformação Digital.
Marcelino Gildo, engenheiro que fez carreira na Electricidade de Moçambique, E.P., assume a LAM numa altura em que a empresa está braços com uma crise que coloca as suas contas no vermelho e com as operações bastante caóticas.
Ainda esta semana, a LAM foi notícia por conta de uma operação que lesou a empresa em cerca de 70 milhões de meticais. Empresa teve que devolver para Jacarta, Indonésia, um Boeing B737-300, alugado há um ano para serviços de carga da Linhas Aéreas de Moçambique, que não chegou a operar.
Na sua passagem pela EDM, Marcelino Gildo Alberto ocupou no último quinquénio o cargo de PCA, tendo conseguido resultados operacionais positivos durante três ano consectutivos, após anos de maus resultados.