A partir do final do dia de hoje e amanhã as províncias de Maputo e Gaza, zona sul do país, poderão registar vento forte, chuva moderada a forte com trovoadas o que conseguirá causar destruição de coberturas de casas de construção precária e possível queda de árvores e postes de energia e telecomunicações, bem como inundações localizadas. A previsão é da Direcção de análise e Previsão do Tempo (DAPT), do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).
O INAM mapeou como sendo áreas de risco os distritos de Matutuíne, Boane, Namaacha, Moamba, Marracuene, Magude, Manhiça e cidades de Maputo e Matola, isto em Maputo. Em Gaza destaque vai para os distritos de Massingir, Mabalane, Guijá, Chibuto, Madlakazi, Chongoene, Chókwe, Bilene, Lipompo e cidade de Xai-xai.
Nestes pontos os técnicos do DAPT descrevem ocorrência de ventos fortes com rajadas até 70km/h, aguaceiros ou chuvas moderadas a fortes (30 à 50 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas. No mar, o vento poderá criar agitação marítima e gerar ondas que podem atingir a altura de 5.0 metros a sul do paralelo 24 graus sul. Isto pode criar, por exemplo, arrastamento de pequenas embarcações.