Maputo acolhe primeiro colóquio internacional sobre RAP
Maputo será palco do primeiro colóquio internacional que visa debater o RAP como canal de promoção da democracia e exercício da cidadania activa.
Subordinado ao tema “Reinventar o discurso e o Palco: O RAP entre saberes locais e olhares globais” o colóquio terá lugar entre os dias 07, 09 e 12 de Novembro corrente e é organizado pela Bloco 4 Foundation.
Segundo refere uma nota dos organizadores, este evento “pretende juntar artistas, pesquisadores, académicos e o público em geral, para em conjunto reflectirem sobre como reinventar o discurso e o palco como lugares de promoção da democracia, compreensão das dinâmicas do poder e formas alternativas não institucionalizadas de dialogar com os agentes e representantes do Estado em Moçambique”.
“O facto de centrar-se na música como ponto de partida para reinventar o discurso e o palco, deve-se a necessidade de esta ampliar o debate sobre os processos políticos e de governação, a actores sociais marginalizados de tais processos mas, que suas narrativas tem um poder eloquente de influenciar e transformar a realidade social, por um lado. Por outro, observa-se pela existência de um vão enorme na academia moçambicana sobre que subsídios a musica e seus fazedores podem oferecer para pensar as diferentes formas de opressão e superação de diferentes contradições”, acrescenta. Tirso Sitoe, Director do Bloco4 Foundation
O evento conta com parceria da Universidade Eduardo Mondlane, Centro Cultural Brasil-Moçambique, Universidade Nova de Lisboa/Mural Sonoro, Rede Brasil Cultural, Queen’sUniversity Belfast e a Rádio Clássico HipHop Time.