Mali, contagem de votos depois de eleições marcadas pelas tenções
Depois das eleições de último Domingo, marcadas pelas tensões com os rebeldes tuaregues e com os jiadistas em parte do território, os malianos continuam com a contagem dos votos esta segunda-feira.
De acordo com Euronews, espera-se que o presidente Ibrahim Bubacar Keita, do partido União para o Mali, seja reconduzido a um segundo mandato sem problemas. O líder da oposição e aquele que deverá ser o segundo candidato mais votado, Soumailia Cisse, da União para a República e Democracia, disse, no entanto, que o presidente Keita tinha a intenção de “roubar” as eleições.
Na região de Kidal, no norte do país, o escrutínio foi suspenso por causa das acções dos jiadistas. Os observadores internacionais dizem que foram disparados pelo menos 10 tiros de morteiro.
A missão da União Europeia pediu a Bubacar Keita para anunciar os locais onde o voto seria impossível por causa da instabilidade.
O importante, explicou Cecile Kyenge, líder da missão de observação das eleições da União Europeia, a chefe da delegação europeia, era “assegurar a transparência e a integridade” do processo.
Fonte: Euronews