Jornalismo ao pormenor

Lineu Candieiro ganha apoio público da APME em menos de 24h antes da submissão de candidatura

A  Associação de Pequenas e Médias Empresas (APME) juntou-se em apoio à candidatura de Lineu Candieiro a presidência da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), nas eleições de 08 de Maio próximo.

“Acreditamos que é um candidato a altura dos desafios das pequenas e medias empresas a qual nós representamos. Lineu Candieiro é, por sinal, nosso membro, é um filho da casa e conhece os desafios deste sector. Este é um dos motivos que nos faz dar este apoio incondicional a candidatura à presidência da CTA”, sublinhou nesta segunda-feira, o  Presidente da Associação de Pequenas e Médias Empresas (APME), Osvaldo Maute.

Osvaldo Maute respondeu a uma pergunta de Lupa News sobre as expectativas esperadas nas micro pequenas e medias empresas caso o empresário Lineu Candieiro assegure dirija os destinos da CTA. “Ele é empresário que vem de baixo, conhece os desafios das pequenas e medias empresas. então estando na CTA este sector estará devidamente representado porque estará lá alguém que conhece na pele os desafios dos sector”, respondeu o presidente da APME.

Por sua vez, Lineu Candieiro, que amanhã, por sinal, por dia da submissão dos documentos, oficializa a sua candidatura,  agradeçeu a direcção da APME “por este apoio, de peso, após termos recebido vários outros.”

Com uma postura notavelmente confiante Lineu Candieiro sublinhou que as  micro, pequenas e medias empresas representam 90 por cento da economia em Moçambique e que sem elas o País não estaria a respirar como actualmente se pode sentir.

Como candidato “temos alguns objectivos fundamentais para as pequenas e medias empresas queremos criar melhoria de ambiente de negócio, simplificação de processo de licenciamento, registo de pagamento de impostos a micro, pequenas e medias empresas, queremos criar isenções de regimes fiscais, vamos trabalhar afincadamente para resolver os problemas do acesso aos mercados, ao financiamento, a tecnologia, inclusão económica – falo de programas específicos para jovens empreendedores e mulheres empresarias, promoção de negócios rurais”, sublinhou sobre os desafios das micro, pequenas e medias empresas.

Lineu Candieiro, avançou, igualmente, “criar uma plataforma nacional das micro, pequenas e media empresas, vamos criar banco de dados das empresas nacionais, vamos criar um pacote nacional pelas micro, pequenas e media empresas; nós vamos impulsionar a APME de modo a liderar este processo e nós vamos fazer acompanhamento e seremos uma ponte com o Governo.”

 

Lineu Candieiro: do nada à criação e liderança do Grupo Lin

Empresário moçambicano, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Lin, um conglomerado estabelecido em 2012 que opera nos sectores de limpeza e saúde. O grupo integra empresas como Lin Limpezas, Lin Recolhas, Lin Ambulâncias e LinMedCare, consolidando uma presença significativa no mercado nacional.

Em setembro de 2021, foi eleito presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) de Moçambique, assumindo um papel central na promoção do empreendedorismo jovem no país. Durante o seu mandato, lançou iniciativas de destaque, como o evento internacional Morenergy, focado em energias renováveis, realizado em dezembro de 2021. Além disso, representou os jovens empresários moçambicanos em eventos internacionais, como a temporada de intercâmbio O Power da Network, nos Estados Unidos, em janeiro de 2023.

A publicação Powerlist, 2024, uma lista de 100 personalidades mais influentes da Lusofonia sublinha que o jovem empresário tem sido uma voz ativa na defesa da desburocratização e simplificação de procedimentos para facilitar o acesso ao financiamento por parte dos jovens empresários, contribuindo para a criação de um ambiente de negócios mais favorável em Moçambique.

Em 2024, sob a sua liderança o Grupo Lin expandiu as suas operações, consolidando a presença nos setores de limpeza e saúde, e avançando com planos para entrar no ramo da lavandaria. Além disso, Candieiro manteve-se ativo na promoção do empreendedorismo jovem, participando em conferências e workshops que visam capacitar novos empresários e defender políticas que facilitem o ambiente de negócios em Moçambique.

Actual presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), tem-se destacado por uma liderança dinâmica, inclusiva e centrada na promoção de um sector privado resiliente, inovador e socialmente responsável. Sob sua presidência, a ANJE tornou-se uma plataforma de voz activa para milhares de jovens empreendedores moçambicanos, defendendo políticas que impulsionam o crescimento económico sustentável e o desenvolvimento das cadeias de valor locais.

Ao longo da sua trajectória na ANJE, Candieiro foi responsável por impulsionar debates estruturantes sobre acesso ao crédito, reforma fiscal, empreendedorismo jovem, e políticas de estímulo às PME, conquistando a confiança de diferentes federações e associações empresariais.

Deixe uma resposta