Texto: Arnosso Cuco
A ligação terrestre entre as regiões centro e sul do país está condicionada e passa, temporariamente, a ser feita através de uma ponte improvisada na sequência dos trabalhos de reabilitação da actual ponte principal sobre o rio Save. A informação foi avançada na semana passada pela Administração Nacional de Estradas (ANE).
Lembre-se que o rio Save liga as províncias de Sofala, região centro, e Inhambane, região sul. A ponte sobre o Save foi projectada nos princípios da década 60 pelo falecido engenheiro Edgar Cardoso e inaugurada a 16 de Setembro de 1972.
É uma ponte de tipo suspensa e pré-reforçada, com três vãos de 210 metros e dois de 110 metros, o que perfaz uma extensão total de 810 metros, uma faixa de rodagem de 7,20 metros, separada dos seus passeios laterais por 1,35 metro.
Neste momento a travessia passa a ser feita através da ponte provisória construída perto da ponte principal. A ANE, através do documento, informa que devido características técnicas o peso bruto dos veículos a circularem na ponte provisória não deverá exceder a 45 toneladas, observados os limites admissíveis por eixo ou grupo de eixos.
No comunicado é destacada a questão velocidade, que deve atingir no seu máximo 30 km/h, devendo o trânsito ser feito num sentido de cada vez, vulgo “stop and go”.
“Para a segurança dos utentes será interdita a passagem de qualquer tipo de veículos sobre a ponte provisória, no período nocturno, das 21 horas às cinco horas”, refere o comunicado.
A ANE apela a colaboração dos utentes da referida ponte provisória a observarem rigorosamente a sinalização colocada no local de modo a evitarem acidentes.