
Jovem mata esposa por se recusar a manter relações sexuais
Um jovem de 33 anos está sob custódia policial no distrito de Memba, na província de Nampula, suspeito de ter agredido até à morte a sua esposa, supostamente por ela ter se recusado a manter relações sexuais.
De acordo com Rosa Chaúque, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), o incidente ocorreu na semana passada, no povoado de Caleia. A vítima era mãe de três filhos. A prisão do suspeito foi possível graças à denúncia feita pela família da vítima, horas após ela ter sido encontrada sem vida na sua residência, caída no chão.
A porta-voz também informou que, há alguns dias, um jovem de 20 anos morreu afogado no rio Motomoto, no distrito de Nampula, enquanto tentava atravessar o rio.
Por outro lado, ela lamentou, sem fornecer números actualizados, a disseminação de informações incorretas sobre a cólera, que tem levado à vandalização de residências e à agressão de líderes comunitários, especialmente no distrito de Angoche. Essas acções, segundo ela, supostamente ocorrem porque esses líderes são considerados responsáveis pelo surto da doença.
Por fim, Rosa Chaúque fez um apelo às comunidades para que colaborem com as autoridades policiais na denúncia de actos criminosos que ameaçam a segurança e a tranquilidade públicas. Ela destacou a importância de agir para que os responsáveis sejam neutralizados e levados à justiça.