Insurgentes armados matam cinco pessoas em Moçambique
Um grupo armado atacou mortalmente cinco pessoas e incendiou 120 casas na noite de sexta-feira, numa aldeia do distrito de Palma, em Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Segundo a população os homens atacaram os habitantes da aldeia de Maganja, com pouca iluminação eléctrica, com armas de fogo e catanas e voltaram para o mato.
Testemunhas que escaparam disseram tratar-se do mesmo grupo de homens armados que tem atacado residentes desde Outubro de 2017.
“Enquanto uns incendiavam casas e cortavam pessoas à catana, outros roubavam nossos mantimentos dentro das casas e nossas criações. Era quase meia-noite,” disse uma testemunha.
Este é o segundo ataque que ocorre na mesma semana, em distritos diferentes, na mesma província, totalizando 10 vítimas mortais.
A aldeia de Maganja dista a cerca de cinco quilómetros do local onde decorrem explorações de gás natural liquefeito, pelo consórcio liderado pela firma italiana ENI, Anadarko entre outras companhias.
O ataque de sexta-feira é o segundo no mesmo distrito, Palma, sendo o primeiro episódio as decapitações de 10 pessoas ocorrido em Maio.