I / XXII Pecado: Pesquisa de ritmos musicais
Um cantor/músico não pode só ser feito de uma linda voz (se é que a voz é o elemento mais importante na musica). Ele precisa saber o que está a fazer.
Encontramos fazedores da música que se aventuram neste mundo porque foi convidado pelo seu primo a abrir um estúdio e a começar fazer os bits/instrumentais, mas sem necessariamente saber o que vem a seguir.
O que estou a dizer é que o cantor/músico precisa, antes de se expor, conhecer o mundo onde vai viver. Não vai, por exemplo, abrir uma conta bancária se nunca vai depositar dinheiro. Deve reconhecer que ainda é aprendiz e procurar pesquisar sobre o ritmo musical que mais lhe deixa “excitado” para que possas ter uma mente aberta para o sucesso dos seus planos.
Sua letra musical dificilmente vai espelhar uma realidade social enquanto quiser cantar todas dores do mundo em apenas três (3) minutos, por isso que as musicas têm temas. Aliás, o que estou a tentar dizer é que se é um viciado em Rap, que o faça, mas sabendo ler os passos do Tupac, por exemplo, para saber como ele pensava o Rap.
Se quer fazer a marrabenta, faça mais saiba ler sobre os diversos músicos, incluindo o rei Dilon, que foram pioneiros ou que praticam a marrabenta para poder perceber como eles usam a guitarra ou violino na criação de uma boa marrabenta. Tudo tem a ver com perspectiva. Não vai fazer nada sozinho: nem mesmo a fama que tanto ambiciona.
Então, sente, reflicta, pesquise, tenha um manual ou caderno que vai registar toda aprendizagem, ou vais ler sobre os ritmos, pergunte, se aproxime a pessoas mais vividas/experientes e deixe-se ser aprendiz enquanto se prepara para fazer história.