Nesta terça-feira, 25 de Junho, dois grupos de patinadores das cidades de Maputo e Matola efectuam maratona no percurso Maputo-Marracuene. O evento é um modo consensual que os dois grupos encontraram de passar ‘’em grande estilo” os 44 anos da Independência de Moçambique e, simultaneamente, de divulgar a patinagem e incentivar o público a aderir esta modalidade desportiva.
O evento desta terça-feira pode ser considerada uma continuidade das actividades do último domingo onde os patinadores da cidade de Maputo percorreram até Matola para visitar outro grupo de patinadores daquela cidade e juntos partilharam experiências referentes a situação de patinagem no país.
Donaldo Salvador, um dos mobilizador fundamental de patinagem em Moçambique, em conversa com Lupa News, explicou que pretende que diversas idades, mulheres e homens participem da patinagem como forma de contribuir para saúde, melhor qualidade de vida, bem como combater diversos vícios que dominam principalmente na adolescência e juventude. Falando via telemóvel, Donaldo Salvador explicou que actualmente as actividades de patinagem acontecem sem apoio das instituições do governo, por causa disto, toda logística da iniciativa acontece com recursos próprios, que são insuficientes.