Google interrompe o lançamento do Chrome 79
O Chrome 79 começou a ser disponibilizado há alguns dias para diversas plataformas, incluindo computadores, smartphones e tablets. Infelizmente, há um grande problema relacionado com esta versão. Um bug tem originado perda de dados em algumas aplicações que usam o WebView interno do Android.
Como um bug do Chrome pode apagar dados em outras aplicações?
Bem, nas versões mais recentes do Android, o Chrome actua como o WebView do sistema operativo. Ou seja, um componente que permite renderizar páginas web dentro das aplicações.
Quando se acede a uma página web dentro de uma aplicação ou por meio de um navegador como o DuckDuckGo que não possuem seu próprio mecanismo de renderização interno, o Chrome é responsável por carregar esse conteúdo. De facto, algumas aplicações Android são executadas inteiramente no WebView, como é o caso do Twitter Lite.
Porque que é que existe perda de dados?
Uma das alterações no Chrome 79 é o local de armazenamento de dados que foi actualizado. Segundo um comentário que foi colocado na página de bugs do Chrome apontou que, os dados do armazenamento local e WebSQL – dois tipos de armazenamento comumente usados por aplicações web – não foram devidamente migrados.
Quando os dispositivos actualizam o Chrome para a versão 79, as aplicações web que utilizam o WebView ficam com alguns (se não todos) dados apagados. Embora os dados possam estar tecnicamente intactos, uma vez que o Chrome não apaga os dados antigos, não existe forma de acede-los novamente.
Este problema está a afectar aplicações que não estão relacionadas com o Chrome, e as mesmas estão a receber uma estrela na Google Play Store e muitos comentários negativos.
Como forma de contornar o problema, a Google colocou a distribuição automática do Chrome 79 para Android em pausa. Entretanto, será necessário avaliar-se qual a estratégia a seguir agora. Ou continuar a migração e mover os ficheiros perdidos para novas localizações, ou reverter as alterações movendo os ficheiros migrados para as localizações anteriores.
Fonte: Leak e Android Police