Jornalismo ao pormenor

Frangos: projecto mal concebido em Namarrói esgota paciência dos consumidores

TEXTO: BERNARDINO NAVURULA

Alguns cidadãos na vila sede do distrito de Namarrói, província de Zambézia, contactaram ao jornal Lupa News e sublinharam que estão agastados com o projecto PITA (Programa Integrado de Transferências de Tecnologia) que há um ano não fornece e nem produz frangos para o distrito.

Em 2018 quando uma iniciativa do projecto foi aprovado e implementada parte dos residentes passaram a adicionar o frango no seu cardápio mensal. Uma prática que durou pouco tempo. Actualmente já não há frangos em Namarrói. O Director Distrital de Actividades Económicas de Namarrói, Carimo Capese explicou que no âmbito do programa do Governo denominado PITA o distrito instalou dois aviários. Segundo Capese, os aviários funcionaram sem sobressaltos no primeiro ano em 2018. Mas o segundo ano e o actual 2020 os aviários passaram a fornecer frangos com muita dificuldade.

Por exemplo, em Fevereiro deste ano o projecto adquiriu 550 pintos que mais tarde seriam para o consumo local, o que foi insuficiente pelo nível da procura. Um outro aviário parou completamente. Questionado sobre os motivos que levaram a paragem do aviário, Carimo Capese avançou que um dos principais problemas está ligado com assuntos organizacionais. Mesmo assim, o Director Distrital de Actividades Económicas de Namarrói disse que há perspectivas de reabertura do projecto na íntegra.

A outra versão do fracasso do projecto PITA

Quando o jornal Lupa News ouviu os gestores dos aviários para saber o que estará associado com o fracasso do projecto no distrito estes responderam que há poucas pessoas a consumirem frangos no distrito, tornando o projecto insustentável. Os gestores apontaram outro motivo que está ligado com a aquisição dos pintos que muitas vezes são importados de Nampula, uma situação que actualmente se tornou mais complicada por causa das restrições das viagens no âmbito da COVID-19.

Deixe uma resposta