
Os empreiteiros da Federação Moçambicana dos Empreiteiros (FME) decidiram, por unanimidade, apoiar a candidatura da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), liderada pelo seu Presidente, Lineu Candieiro, à presidência da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA). A decisão foi avançada nesta segunda-feira, em Maputo, durante a entrega do documento da FME que endossa a candidatura de Lineu Candieiro.
Na ocasião a FME reconheceu o compromisso e a visão de Lineu Candieiro para o fortalecimento do sector empresarial moçambicano, em particular para o apoio nos desafios de construção das obras para o desenvolvimento em todo o território.
“Nós como Federação Moçambicana dos Empreiteiros decidimos reunir, deliberar e endossar a candidatura de Lineu Candieiro porque houve já um contacto com o candidato Lineu Candieiro e vimos que a visão, aquilo que ele pensa, da forma como ele deseja dirigir o destino da CTA está de acordo com aquilo que são as aspirações dos empreiteiros”, explicou o Presidente da FME, Bento Machaila.
“É por isso que a própria deliberação, todos os participantes foram unanimes em dizer que é a pessoa certa para apoiar”, reforçou Machaila.
Os empreiteiros usaram a ocasião para mais uma vez ouvira a sensibilidade de Lineu Candieiro em relação ao sector. “Como sabem , o nosso sector tem vários desafios dos quais gostaríamos que no próximo mandato a presidência da CTA fosse colhido para que possamos encontrar soluções”, sublinhou o presidente da agremiação, que agora reforça a lista dos apoiantes de Candieiro para liderar os destinos da CTA nos próximos momentos.
“Nós como o ANJE discutimos e fomos atrás para ver aquilo que são as necessidades de cada sector e para o setor da construção, em particular dos empreiteiros, identificámos sete problemas que incluem o acesso limitado ao financiamento, a concorrência desigual com as empresas estrangeiras, a burocracia e estabilidade contratual, a capacidade técnica de mão- de-obra”, sublinhou, por sua vez, Lineu Candieiro.
Este anúncio ocorre momentos depois da Associação de Hotelaria e Turismo de Cabo Delgado (CDTUR) decidir, por unanimidade, apoiar a candidatura da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), liderada pelo seu Presidente, Lineu Candieiro, e, igualmente, após o o vice-presidente da CTA, Prakash Prahlad, ter tornado pública a decisão de retirar a sua candidatura e declarar apoio à candidatura de Candieiro.