O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, defendeu o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem e formação profissional no geral. Salimo falava na abertura da Primeira Feira e Conferência Digital – Educa Moçambique da CADE, Comunidade Académica para o Desenvolvimento.
“Os avanços tecnológicos devem ser entendidos como aliados aos processos em qualquer modalidade de ensino. Excluir a tecnologia dos métodos de aprendizado não é mais uma opção. É fundamental entender a tecnologia educacional como uma ferramenta aliada para o ensino”.
Por sua vez o Presidente da CADE, Cassamo Nuvunga, referiu que o evento pretende, acima de tudo, despertar o sector da educação sobre a importância que a tecnologia possui no processo de ensino-aprendizagem.
“Entendemos nós que a digitalização da educação é um processo contínuo e cheio de variadas objecções, mas não impossível. A tecnologia educacional, dentro do nosso sistema de educação e formação, pode ser uma ponte que nos coloque em comunicação com o mundo, esse grande globo resumido a aldeia pela tecnologia, em contacto com outras realidades pedagógicas e com experiências valiosa”.
O evento previsto para terminar nos meados de Novembro tem como lema Educação digitalizada, tecnologia educacional e conexão global: desafios e perspectivas do Sistema Nacional de Educação. O mesmo conta com diversas instituições de ensino e formação de Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. Webinares, teste de orientação vocacional e profissional, feira, conferência, espectáculos, palestras e jogos são algumas actividades que farão parte desse importante festim educacional. As actividades são transmitidas por diversas plataformas digitais e através da televisão.