Numa comunicação para o país, proferida hoje (quinta-feira) os Ministros do interior Amad Miquidad, e da Defesa Nacional, Jaime Neto, anunciaram que ‘’abateram’’ nas últimas duas semanas -incluindo esta, pelo menos 50 terroristas que semeiam terror e luto em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, num mesmo período em que os terroristas efectuaram mais de 10 ataques em sete distritos.
Segundo as Forças de Defesa e Segurança (FDS) as acções dos terroristas visam distrair, desmoralizar e semear confusão no seio das comunidades face a ofensiva determinada das FDS contra as suas bases e perturbar a opinião pública.
As FDS condenam, de forma veemente, as ‘’repugnantes e calamitosas façanhas de assassinato e destruição de bens da população relevantes para o desenvolvimento sustentável. O objectivo dos actos de violência repulsiva é inviabilizar, através do terror, medo, desunião, a vontade de contruir uma nação próspera na base dos seus ricos recursos que abundam naquela parcela do país’’, refere um documento um documento conjunto que Lupa News teve acesso.
De acordo com o documento, as acções de terror no norte de Cabo Delgado não surgem de forma furtuita, carregam uma agenda externa, contra a qual, as FDS, apelam a união de todos os moçambicanos , e de forma particular de todos os jovens provenientes de todas as regiões do país nas fileiras das FDS para que enrobusteçam a sua tenacidade e combatividade dia e noite para defenderem com honra e heroísmo a segurança das populações.