
Fátima Nampete, quadro sénior do sector dos Recursos Minerais e Energia, foi distinguida com o prémio “Melhor Mulher na Mineração” durante a Conferência e Exposição de Minas e Energia de Moçambique (MMEC-2025), realizada nos dias 7 e 8 de Maio em Maputo.
A distinção insere-se nas quatro categorias do Prémio MMEC-2025, que visam reconhecer a excelência e o contributo de profissionais dos sectores de hidrocarbonetos, mineração e energia. A escolha de Fátima Nampete reflecte o reconhecimento pelo seu trabalho notável na área da mineração, com impacto significativo na produtividade nas empresas mineiras e associadas ao longo de 2024.
Visivelmente satisfeita com o reconhecimento, Nampete encorajou outras mulheres a investirem nas áreas técnicas e especializadas, em particular no domínio da mineração.
Com um PhD em Geotecnonica, Fátima Nampete é investigadora e autora de várias publicações científicas. Actualmente, exerce as funções de Chefe do Departamento de Pesquisa e Geologia Económica, no Serviço de Pesquisa Geológica do Instituto Nacional de Minas (INAMI).