Erupção vulcânica mata 25 pessoas em Guatemala
Pelo menos 25 pessoas perderam a vida e outras 20 ficaram feridas, este domingo, 03, na sequência da erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, informou o porta-voz da Coordenação de Gestão de Desastres da Guatemala, David de Leon.
Considerada a mais forte dos últimos anos, a erupção vulcânica iniciou-se no domingo e está a provocar espessas colunas de cinzas que sobem até cerca de 10 mil metros de altura e caem depois num raio alargado, chegando mesmo à cidade da Guatemala.
Autoridades locais referem que as cerca de 3.100 pessoas das comunidades próximas já foram retiradas das habitações devido à queda das cinzas, que começaram agora a afectar uma área populacional com cerca de 1,7 milhões de pessoas.
O director do Instituto de Sismologia e Vulcanologia de Guatemala, Eddy Sanchez, citado pela agência gestão de desastres na rede social Twitter, explicou que as torrentes de lava atingiram temperaturas de cerca de 700 graus Celsius e o vulcão continua a entrar em erupção e existe um alto potencial para avalanchas de detritos.
O Presidente da Guatemala, Jimmy Morales, já reagiu anunciando que vai declarar o estado de emergência que, no entanto, está sujeito a aprovação pelo Congresso. O Presidente pediu aos cidadãos que estejam atentos aos avisos das autoridades de emergência.
O vulcão, de 3.763 metros de altura, situa-se nas regiões de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a 50 quilómetros a oeste da capital de Guatemala, zonas que são, por isso, as mais afectadas.
Agência Lusa