A embaixadora do Reino da Espanha em Moçambique, Teresa Orjales Vidal, que chegou recentemente ao país para missão diplomática, reuniu-se na manhã da segunda-feira (05 de Fevereiro), com a direcção da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), encabeçada pelo Reitor, Jorge Ferrão, com a particopação de vice-reitores, José Castiano e Marisa Mendonça, e ainda com a directora do Gabinete de Cooperação, Sarita Henriksen.
A divulgação da cultura espanhola através do ensino da língua daquele país ibérico foi o ponto-chave que norteou o frente-a-frente entre a diplomata espanhola e as autoridades da UP-Maputo tendo em vista a implementação do curso de curta duração da língua espanhola e com a alocação da nova leitora da UP-Maputo.
Para as autoridades da Espanha há um compromisso com Moçambique em vários domínios e, um deles é no domínio académico e científico, por isso, o contacto com as universidades visa dar continuidade à parceria existente entre os dois Estados. No presente ano foi alocado a primeira leitora em espanhol na UP-Maputo onde se pretende que seja o centro do ensino de espanhol na universidade.
Vidal manifestou o seu contentamento pelo encontro mantido com o reitor da UP-Maputo para a união de forças para trazer a língua espanhola como idioma oficial em Moçambique. “A parceria consistirá num intercâmbio cultural, pois, falar uma língua é sempre entrar e fazer uma imersão na cultura de um país, um veículo de comunicação para se chegar a outros mercados e países”, disse a fonte.
Por sua vez, a responsável pela cooperação na UP-Maputo, Professora Henriksen indicou que a Espanha é um país de referência, e a universidade possui parcerias com algumas universidades para aonde são enviados docentes, corpo técnico administrativo, e estudantes no âmbito do programa de mobilidade Erasmus, portanto, ter alguém que faça uma preparação linguística vai contribuir para cooperação entre as instituições.
Para além da componente linguística, consta do interesse espanhol a consolidação do programa de Mestrado em Estatística que já decorre em parceria com a Universidade Complutense de Madrid.
Referir que está para breve a realização de um evento dedicado à oferta de livros da Espanha, e a criação de uma secção específica com autores e livros espanhóis em várias áreas.
Texto: Taualia Neuara e Horácio Cebola