O embaixador da Alemanha em Moçambique, Lothar Freischlader visitou, na manhã desta segunda-feira (17), a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) tendo se reunido, na Biblioteca Central, com a direcção máxima da universidade. A visita de cortesia tinha como objectivo o estreitamento das relações entre a UP Maputo e Alemanha, com particularidade para com as universidades alemãs que têm dado o suporte à UP-Maputo, desde a criação desta universidade em 1985, através do envio de estudantes moçambicanos para Alemanha e de professores alemãs para UP-Maputo.
Durante a visita de hoje, Lothar Freischlader manifestou o seu apoio às necessidades da UP-Maputo no âmbito da pareceria interinstitucional. “Temos um bom número de parceirias entre universidades moçambicanas e alemãs. Dentro das nossas parcerias, em todo o mundo temos cerca de quinze milhões de estudantes que se interessam pelo aprendizado da língua alemã, o que nos deixa satisfeitos”, apontou Freischlader.
Por seu turno, o Reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão- acompanhado pelo Vice-reitor, José Castinao, directores de faculdades, centro de pesquisa e gabinetes centrais- enalteceu o papel desempenhado pelas universidades alemãs na formação de quadros moçambicanos através da colaboração entre os diferentes segmentos académicos.
Jorge Ferrão sublinhou que este encontro acontece num momento em que o mundo se encontra assolado pela pandemia da COVID-19, daí a ausência de estudantes.