
O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique (EDM), Joaquim Ou-chim diz que a empresa tem estado a apostar em projectos estruturantes para aumentar a disponibilidade de energia na região SADC – Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Ou-chim falava durante em Gaborone, Botswana, onde participa da Semana de Energia Sustentável da SADC, que decorre de 24 a 28 de Fevereiro.
De acordo com o presidente da EDM, a empresa está comprometida com a execução de projetos estruturantes nas áreas de produção e transporte de energia. Esses projetos visam não apenas atender à demanda interna, mas também garantir uma maior disponibilidade de energia para o mercado regional em crescimento, especialmente por meio de corredores de interligação com países da SADC. O Engenheiro destacou o projecto de interligação entre Moçambique e Malawi como um exemplo significativo desse compromisso.
Durante a conferência, o PCA da EDM que integrava a Comitiva do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, participou de sessões plenárias e grupos de discussão, onde reafirmou o papel activo da Empresa na busca de soluções inovadoras que promovam um futuro energético mais sustentável e integrado na SADC. A Comitiva do MIREME assistiu, igualmente, a apresentações e visitas técnicas, promovendo a troca de conhecimentos sobre soluções energéticas sustentáveis.