O Presidente da Câmara dos Despachantes Aduaneiros, Dixon Chongo, informou que o ambiente no seio da classe dos despachantes aduaneiros em Moçambique é encorajador e o país está a avançar no sentido de profissionalizar os aduaneiros. Um dos grandes planos da classe para a profissionalização é transformar da Câmara dos Despachantes dos Aduaneiros de Moçambique para a Ordem dos Despachantes Aduaneiros de Moçambique, – tal como aconteceu em Portugal. Dixou Chongo falava ao Canal de Moçambique na sequência do Dia Nacional do Despachante Aduaneiro, comemorado ontem, segunda-feira (14 de Setembro).
Dixon Chongo informou que a agremiação conta com 243 despachantes devidamente identificados e preparados para responder as espectativas do mercado.
Em um seminário, na segunda-feira através da plataforma online via zoom organizado pela Câmara dos Despachantes Aduaneiros e parceria com a Autoridade Tributária de Moçambique Dixou Contou que a figura do Despachante existe no comércio de Moçambique há 500 anos antes existia para processar escravos. E agora existe para tratar de bens submetidos ao controle aduaneiro. Dixon Chongo sublinhou a existência da figura do despachante aduaneiro no país como sendo de extrema importância uma vez que muitos moçambicanos precisam destes serviços.