Dezoito moçambicanos apurados para fase final da edição internacional “Huawei ICT Competition Southern Africa 2019-2020”
Por Arnosso Cuco
Mil e cento e e setenta e seis moçambicanos participaram no Concurso de Tecnologias de Informação e Comunicação designado “Huawei ICT Competition Southern Africa 2019-2020”. Dos moçambicanos concorrentes concorrentes, 18 foram apurados para a fase final do concurso. Os moçambicanos são provenientes de várias instituições do ensino superior. O Governo, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), está a acompanhar de perto o cenário.
‘’Tomamos conhecimento que participaram desta edição da “Huawei ICT Competition” 1176 estudantes proveniente de vinte e três (23) Instituições de Ensino Superior (IES) de Moçambique, dos quais 18 foram aprovados para a fase final nacional desta competição’’, disse, ontem, segunda-feira (28 de Setembro), o Ministro do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Ismael Salimo.
‘’Este número constitui um significativo crescimento da nossa participação neste movimento internacional promovido pela Huawei de formação de jovens em TIC, pois, na temporada 2018-2019 desta competição, Moçambique registou a participação de 880 estudantes provenientes de oito (8) Instituições de Ensino Superior (IES)’’, comentou.
Ismael Salimo explicou que o evento pode contribuir para promover a formação dos recursos humano na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para fazer face a demanda cada vez mais crescente de plataformas digitais em serviços digitais em áreas sociais e económicas do país como a da Educação, Agricultura, Saúde, Economia, de Infra-estruturas, Turismo, Energia, entre outras.
‘’Estamos satisfeitos em testemunhar a grande adesão e participação dos estudantes do nosso país na competição “Huawei ICT Competition Southern Africa 2019-2020”, facto que constitui não só motivo de orgulho, mas, também, de valorização dos esforços realizado pela Huawei em parceria com o nosso Ministério na formação e certificação de quadros nacionais em TIC’’, disse o Ministro do MCTESTP).
Na ocasião, Ismael Salimo explicou que eventos deste tipo contribuem para promover a formação dos recursos humano na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para fazer face a demanda cada vez mais crescente de plataformas digitais em serviços digitais em áreas sociais e económicas do país.
Ismael Salimo deixou desafios que para além dos moçambicanos – de um modo geral, ‘’ também vai para as instituições de ensino superior e de ensino técnico profissional do nosso país para que trabalhem em parcerias com as entidades líderes da indústria digital como a Huawei de modo a preparem os nossos jovens para dominarem as tecnologias emergentes tais como Inteligência Artificial, BlockChain, BigData, Segurança Cibernética, Internet das Coisas (IoT), Robótica, Computação em Nuvem, Sistemas Autónomos, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, só para citar algumas.”