Desmobilizados nove oficiais do Estado Maior- General das forças da Renamo, incluindo o General Timóteo Maquinze Nhate. A informação foi avançada ontem (17 de Agosto), em Sofala, durante a cerimônia de desmobilização ocorrido ontem, em Sofala.
O Presidente da Renamo, Ossufo Momade, sublinhou que a desmobilização do General do Exército (Timóteo Maquinze Nhate) e seus companheiros é uma das etapas do DDR mais históricas desde processo, e ˮsignifica o reafirmar do nosso compromisso de respeitar na letra e no espírito os entendimentos que alcançamos na mesa das negociaçõesˮ.
Ossufo Momade avançou que espera o mesmo comprometimento das outras partes signatárias do Acordo de 6 de Agosto de 2019, como forma de alcançar a paz definitiva e verdadeira reconciliação nacional.
ˮEsperamos das autoridades governamentais, dos líderes locais e da sociedade em geral que acolham e olhem os compatriotas desmobilizados como irmãos e filhos deste país, por isso merecedores dos mesmos direitos, incluindo a sua inclusão no processo de desenvolvimentoˮ.
Segundo Ossufo Momade, a paz e a reconciliação nacional estarão sempre ameaçadas quando um irmão hostilizar outro irmão, quando persistir o preconceito de que no mesmo Estado há cidadãos da primeira, segunda e terceira classes, quando uns vivem totalmente abastados enquanto outros nada têm para comer.
O presidente da Renamo diz reconhecer o papel crucial das Confissões Religiosas, da Sociedade Civil e da Comunidade Internacional em todos os processos de pacificação no nosso país.
ˮMercê do seu envolvimento directo e construtivo assinamos os acordos de 4 de Outubro, 5 de Setembro e muito recentemente o de 6 de Agosto. Porém, estes instrumentos pacificadores infermam de grandes fragilidades ao longo da sua implementação, e como diziamos muito recentemente, isto deve-se às descontinuidades dos processos de pacificação.