Texto: Mirna Chitsungo
A Renamo convocou a imprensa, ontem (9 de Março), em Maputo, para exigir o Governo a adoptar mecanismos eficientes e eficazes no combate ao Covid-19. Na ocasião, de forma indirecta o partido exortou para o encerramento das fronteiras e mais consciencialização bem como sensibilização das comunidades para a prevenção do vírus mortífero.
O porta-voz do partido, José Manteigas, afirmou que as medidas adptadas pelo Governo são paliativas e, por isso mesmo, insuficientes para combater coronavírus, que já causou morte de várias pessoas um pouco por todo o mundo.
‘’Sendo este vírus mortífero, vários países já encerraram fronteiras, mas Moçambique continua a deixar as fronteiras a mercê da providência divida,’’ afirmou.
O porta-voz da Renamo sublinhou que o governo deve tomar medidas sérias nas fronteiras, aeroportos e nas comunidades, uma vez que em muitos locais a população não dispõe de televisão, rádio entre outros meios tecnológicos de informação e comunicação.
Na ocasião José Manteigas apelo vigilância rigorosa dos estudantes bolseiros que se encontram e que regressaram da China. ‘’Há informações segundo as quais alguns estudantes matriculados naquele país fora do circuito das bolsas do Estado moçambicano regressaram ao país, mas não se conhece medida de quarentena dos mesmos ou do seu acompanhamento de modo a aferir o estado de saúde e evitar uma possível propagação’’, referiu.