Jornalismo ao pormenor

Coronavírus: Governo reforça vigilância no país

Texto: Arnosso Cuco

O Governo moçambicano está a implementar um plano multissetorial de resposta à eventual epidemia do vírus covid-19 no país. A informação foi avançada quinta-feira (05 de Março), em Maputo, pelo ministro da saúde, Armindo Tiago, em conferência de imprensa, quando foi registado o primeiro caso na vizinha África do sul.

 Depois do Egipto, Argélia, Senegal, Nigéria, foi reportado o primeiro caso na África do sul. Por esta razão o governo de Moçambique, através do ministério da saúde, está a implementar um plano de preparação e resposta à uma eventual epidemia de coronavírus  no país

Armindo Tiago referenciou a criação de um comité técnico, ‘’está em curso a criação de um comité técnico que vai fazer análise de casos de epidemia a nível global e vai numa base diária, atualizar a lista de países sujeitos à quarentena”.

O Ministro da Saúde sublinhou que  o maior objectivo do governo é reforçar cada vez mais a vigilância do nível de entradas no País, ” o método que se faz é a mediação da temperatura e o subsequente inquérito as pessoas provenientes dos países  onde há porte desses casos.”

Segundo Armindo Tiago, serão reforçados pontos de entrada e saída de pessoas. É o caso da fronteira da Ponta de Ouro, de Goba e de Namaacha. “Devo aqui salientar que nós temos equipas em prontidão para dar resposta à eventual epidemia de coronavírus, capaz de fazer investigação e detenção de todos os suspeitos que entrarem no país”.

Armindo Tiago  disse que existe equipa e material de protecção individual para atender os primeiros 100 casos de doença que possam que eventualmente podem-se registar no país. “Estamos a trabalhar para aumentar o stok do material de protecção individual, como de medicamentos. “

O Ministério da Saúde pretende  usar como estratégia a disponibilização de números de médicos e directores clínicos para contactar em caso de suspeita.

Medidas de prevenção de coronavírus

 Face ao surgimento do coronavírus na África do Sul, o Ministério da Saúde deixa ficar o apela a população”o ministério apela a população a reforçar das medidas de prevenção que incluem, lavar frequentemente as mão, evitar ficar perto de pessoas com gripe e partilha de utensílios domésticos”

O que é coronavírus

O surto de Covid-19, detectado em Dezembro, na China, e que pode causar infecções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infectou mais de 95 mil pessoas em 79 países.

Além de 3.012 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha, Portugal.

Deixe uma resposta