
Comandante-geral da PRM desafiado a erradicar crime
O novo Comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Joaquim Sive, recebeu do Chefe de Estado, Daniel Chapo, uma missão espinhosa: erradicar o crime e resgatar a confiança da população na Polícia.
O crime e a insegurança têm crescido a olhos vistos em Moçambique, principalmente nas principais Cidades, com os raptos a serem o rosto da falta de segurança.
“Cada um de vós está ciente de que o terrorismo, raptos, branqueamento de capitais, incitamento à violência e manifestações violentas, cumprimentos de ordens ilegais, desobediência entre outras tipologias de crimes são parte das ameaças mais visiveis à ordem, segurança e tranquilidade públicas, pelo que o seu combate e erradição devem constituir prioridade, disse o Chefe do Estado na cerimónia de empossamento do Comandante-geral.
Numa altura em que a população e a Polícia andam de costas voltas, muito por conta da actuação violenta dos agentes da Polícia na repreensão das manifestações, Daniel Chapo desafia o Comandante-geral a ter uma atitude proactiva e resgatar a confiança popular.
“Temos que ser mais proactivos ao invés de esperar que as coisas aconteçam para depois buscarmos a solução”, recomendou Chapo.
Joaquim Sive ocupa o cargo após a exoneração de Bernardino Rafael que deixa um rasto de destruição e mortes durante as manifestações.